Seis Regras de ouro para pendurar quadros na parede

 

Nada mais agradável que um quadro que combine com harmonia com o resto do ambiente. Aqui vão algumas regras para valorizar e pendurar sem errar seus quadros.

2.bp.blogspot.com

1.Não pendurá seus quadros sem se programar

O erro mais comum é de pendurar quadros sem pensar antes ao efeito decorativo procurado. Não basta plantar pregos e pendurar quadros, você tem que pensar primeiro em como você vai valorizar os seus quadros.

Uma dica preciosa de decorador: coloque seus quadros no chão e procure um jeito de organizá-los harmoniosamente. Depois faça um desenho com medidas dos espaçamentos entre os quadros para saber onde plantar os pregos.

2.Unidade você procurará

A anarquia não funciona em decoração : a sua composição de quadros tem que apresentar uma unidade para ficar agradável ao olhar. Tem várias maneiras de dar unidade ao um conjunto de quadros:

Unidade das formas : os quadros tem todos a mesma forma : retângulares, ovais, etc.

Unidade de cor ou de material : as molduras são todas preto ou de madeira escura, de bambu… Pode também procurar unidade de cor nas telas mesmas (fotos preto e branco, aquarelas…).

Unidade de tema : os quadros são ligados por um tema comum : fotos de família, pinturas de barcos, desenhos de flores… Aqui é o efeito coleção que esta procurando.

Unidade de organização : o jeito de organizar os quadros pode ser também fonte de unidade : uma série de quadros formando uma figura geométrica, um quadro grande cercado de dois pequenos, etc.

3.A monotonia você evitará

Procurar unidade demais, pode levar a criar uma composição monótona e sem graça. Por esse motivo, é preciso também de um pouco de diversidade para criar um ritmo na decoração da sua parede.

A diversidade vai quebrar a regularidade que você conseguiu procurando a unidade. Ela vai se tornar o detalhe especial que atrai a curiosidade suscite o interesse.

Nesse exemplo, temos três fatores de unidade : o tema (os arranjos de flores), o tipo de pintura (óleo) e a cor (as molduras brancas). O inesperado quadro oval quebra a monotonia da composição e traz um charme suplementar.

4.Não cobrirá a parede inteira

Um erro comum é procurar cobrir a parede de quadros. Isso serve para um museu, mas numa casa pode ficar muito pesado e oprimente:

Exposição Walker art center

O olhar preciso de lugares vazios para descansar: para serem valorizados, seus quadros tem que ocupar uma parte da parede só (mais ou menos um terço da parede).

5. Na altura certinha você colocará seus quadros

A maioria das pessoas procura colocar quadros no meio da parede. Isso esta errado. Um quadro tem que ser pendurado na altura do olhar, quer dizer a 1,70 m do chão. Para um conjunto de quadros, essa altura deve ficar no meio da composição. Evite colocar quadros muito pequenos acima desse limite, ninguém poderá ver eles direitinho.

Do mesmo jeito, para pendurar um quadro acima de um móvel, por exemplo, um sofá, não pode usar como ponto de referência o meio da parede. O quadro tem que ficar 25 cm acima do móvel.

6. Não se esquecerá da illuminação

Uma boa iluminação é essencial para valorizar as cores e a profundidade das imagens. Evite colocar uma luminária em baixo dos quadros, pois ela pode provocar sombras e reflexos. O ideal é uma iluminação acima dos quadros, igual nas galerias de arte. Mas uma luminária do lado funciona também.

Você precisa de ajuda para mudar a sua decoração? Entre em contato para ver em que podemos ajudar você. Marina Ribadeau Dumas, serenidade.decor@gmail.com, Cel. (21)97993777

Anúncios

2 Respostas

  1. maria clara brito fernandes paulo

    Marina, realmente foram muito boas as explicações e aprendi muito. Não tinha a menor idéia de como fazê-lo e, agora, já me sinto mais segura. Obrigada querida. Espero contar sempre, que necessário, com sua ajuda. Mais uma vez, obrigada.

    20 de maio de 2011 às 14:01

  2. obrigado ! conhecimento nuca é demais ..

    17 de agosto de 2013 às 21:55

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s