Cinco idéias para transformar o armário herdado da vovó

O armário tradicional de madeira é um móvel geralmente associado a uma decoração rústica ou clássica. Vamos ver que, com transformações simples, ele pode ser usado de várias maneiras.

Pinte o armário para mudar seu estilo

Pintando o armário de branco ou cinza claro, você pode ganhar um móvel de estilo Provence. Fica ainda mais legal com um trabalho de pátina.

Você também pode pintá-lo de cinza escuro ou preto – para uma decoração contemporânea, de rosa ou lilás – para um quarto de menina – ou de uma cor mais ousada, dependendo da decoração que você quer criar.

Modernize o armário usando-o sem portas

Geralmente são as portas que dão um estilo rústico a um armário. Para integrar o armário a uma decoração de estilo diferente, você pode retirar suas portas.

Aqui, o armário também foi pintado de cinza, o que lhe deu um estilo romântico moderno.

Transforme o armário em vitrine

Aqui, o armário foi pintado de preto e as portas foram trocadas por portas de janelas com vidros.

Note que as portas de material de demolição ficaram no estado de desgaste original, para dar um estilo pátina e contrastar com a cor escura do armário.

Use as portas para dar um estilo rústico a um armário embutido

Aqui, ao contrário do exemplo acima, só as portas foram usadas para dar um estilo rústico a um armário embutido sem charme.

È uma boa idéia, pois é mais barato e mais fácil achar portas avulsas nos antiquários. Essa idéia funciona também com persianas de recuperação.

Faça de seu armário um móvel chique, forrando-o com papel de parede

Dizem que o chique, muitas vezes, vem dos detalhes. Aqui está uma dica legal para dar um toque especial a seu armário. Forre-o com um tecido ou um papel de parede: assim você vai reforçar seu estilo.

Aqui, foi escolhido um papel de parede preto e branco barroco, que transforma esse armário pintado de branco em um móvel único.

Essa idéia pode ser aplicada também aos armários embutidos.

Marina Ribadeau Dumas, coach em decoração, Rio de Janeiro, serenidade.decor@gmail.com, Cel. (21) 9799.3777

Anúncios

4 Respostas

  1. adriana x noeme

    olá é tudo muito lindo mas será que essas reformas podem ser feitas por nós mesmos? bjs adriana

    30 de março de 2011 às 20:28

    • Oi Adriana, eu procuro mostrar coisas que todo mundo pode fazer : pintar um armário ou colocar papel de parede não é complicado. Você vai achar passo-a-passo na internet, é só ousar! Trocar as portas de um armário já é um pouco mais complicado, eu concordo, mais nada que um marido de aluguel (ou de verdade !), não consiga resolver. Bjs

      2 de abril de 2011 às 1:14

  2. Oi mariana , to precisando de um help, to me mudando pra uma casa onde ja tem armários velhos de madeira pintado em tinta óleo cinza odieiiiiiiii, queria dar um up, para pinta-los de branco como faço ??? ou fica melhor um patina escuro em tom de marrom madeira??? to confusa, pensei no branco se o acabamento ficasse bom e a parede das laterias pintaria de uma cor mais forte que vc acha ???

    4 de maio de 2011 às 13:02

  3. Lucelia Syllos

    tenho um armário muito grande com muitas portas de madeira escuro no quarto , gostaria de modificar só as portas pois o interior está muito bom e as próprias portas estão em bom estado. O marceneiro me pediu um valor muito caro para trocar só as portas por outras. Estou com dó e também com poucos “recursos” Se eu apenas forrasse elas ficaria bom?

    27 de agosto de 2014 às 13:22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s