O estilo Gustaviano : a sobriedade chique inspirada da França

Um pouco parecido ao estilo Provença, o estilo Gustaviano pode trazer doçura e romantismo ao seu interior. Esse estilo vem da Suécia, onde o rei Gustave III, que adorava o estilo Francês, importou-o para país dele. Os cenários do Versailles ficaram simplificados por causa de restrições econômicas: o algodão substitui a seda e as tintas nos tons de branco e cinza azulado as douraduras.

O sucesso do estilo Gustaviano deve muito a essa simplificação, porque essa sobriedade chique adapta-se a todos os interiores.

O ton de cinza azulado traz claridade e delicadeza aos ambientes escuros, também transmite sensação de frescor tipicamente nórdica.

Para as paredes e os tecidos, escolha cores pastel: cinza, azul, rosa, amarelo, bem suaves. Os tecidos serão de linho ou algodão nas mesmas cores, marfim ou branco ou marromaclaro.

Esse estilo combina muito bem com os pisos de madeira. Se o seu está estragado, aproveite para pintar o de branco ou branco acinzentado, vai transformar totalmente o ambiente.

Os móveis do estilo Gustaviano são pintados com o efeito “mal pintado” das pátinas e dos decapês que imprimem ar desgastado aos móveis, igual ao estilo Provença.

Associe esses móveis com acessórios mais sofisticados para brincar com os contrastes: um quadro dourado, um luminar refinado, por exemplo.

Onde usar o estilo Gustaviano?

O estilo Gustaviano combina, muito bem com os quartos, porque traz a serenidade propícia ao descanso.

Mas esse estilo funciona para todos os cômodos, até banheiros:

Para achar ideias e se inspirar no estilo Gusaviano, consulte: Gustavian Design, site inglês de uma loja de móveis com encenações de interiores bacanas e Style patine, site francês providenciando exemplos de móveis pintados, Lissu, blog finlandês.

Você gostou do estilo Gustaviano e precisa de conselhos para adaptá-lo á sua casa? Entre em contato! serenidade.decor@gmail.com

Marina Ribadeau Dumas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s