O estilo Étnico, viajar sem sair de casa

O estilo étnico se inspira nas culturas e artesanatos de povos de diferentes partes do mundo. Pela decoração, os pais distantes estão agora ao seu alcance: da África á a Índia via o Oriente, são várias culturas para você se inspirar.


Móveis, paredes e piso

É fácil agora de achar no Brasil móveis exóticos importados da Indonésia e Tailândia com um bom custo e benefício. Além desses móveis de madeira escura, você pode optar para móveis nacionais feitos com materiais naturais como o vime, o bambu ou o rotim.

Nas paredes, use cores neutras que valorizem os móveis e acessórios étnicos. Escolhe tons marfim, bege, areia, pontuados com marrom escuro ou preto.

As cores mais fortes como os amarelos, laranjas, os vermelhos e azuis fundos também servem, por exemplo, para um estilo inspirado no México. Para dar mais profundidade às paredes, use pinturas texturizadas que imitem o aspecto áspero dos revestimentos tradicionais.

No chão, pisos de madeira combinam bem com o estilo étnico. Para integrar um piso frio, use tapete em fibras naturais como o sisal ou coco que vão esquentar a atmosfera.

Tecidos coloridos

Use e abuse dos tecidos na sua decoração étnica, tem bastante variedades. Os tecidos artesanais africanos, indianos ou orientais são uma opção interessante. Podem ser usados para enfeitar paredes, cobrir um sofá, uma mesa, etc.

Servem também os tecidos naturais com o linho, o algodão ou a seda. Dependendo do efeito procurado, em vez de cores neutras, pode ousar nos tecidos estampadas, bem coloridos.

Para as janelas têm igualmente várias soluções: persianas de bambu, tecidos artesanais, tecidos coloridos e transparentes, etc. Todas as fantasias estão autorizadas e as cores vão do bege a laranja, passando pelo rosa e o ocre vermelhado.

Não esquece dos acessórios

Os acessórios são essenciais no estilo étnico. A arte e o artesanato de cada país é único e nos leva aum viagem dos sentidos. Esculturas, tecidos pintados á mão, caixas decoradas, quadros, máscaras, cestas, cerâmica de diferentes origens: misture e escolha a sua viagem!

Marina Ribadeau Dumas, coach em decoração, Rio de Janeiro – serenidade.decor@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s